Desenvolvendo a Autonmia

Um dos compromissos da APAE RIO é contribuir para a inclusão social e laboral da pessoa com deficiência. Isso acontece por meio de programas específicos, que desenvolvem a autonomia, dia a dia, valorizando a diversidade de cada assistido, tanto através do PROGRAMA CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, quanto do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, propriamente dito.

Trabalhamos na busca da habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício de cidadania. Essas ações também acontecem no âmbito da saúde, pois buscamos o desenvolvimento global e a autonomia de nossos assistidos.

Contamos com assistente social, psicólogo, pediatra, endocrinologista pediátrico, fisioterapeuta, nutricionista e psicopedagoga, que acolhem, avaliam, orientam, encaminham e desenvolvem as ações necessárias, de acordo com as necessidades de cada assistido.

Os atendimentos são realizados em salas estruturadas e apropriadas, tanto o terapêutico, quanto para o pedagógico.

CAEPDPROGRAMA CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Neste programa estão incluídos os atendimentos terapêuticos, ou seja, a Estimulação Precoce e a Terapia Multidisciplinar.

PDA – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, ENVOLVE:

PROGRAMA DE PROGRESSÃO, A CINOTERAPIA E A AUTODEFENSORIA COM A OFICINA DE CIDADANIA E AS DEMAIS OFICINAS que envolvem o PROGRAMA DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA E INCLUSÃO LABORAL

O TESTE DO PEZINHO É O PROGRAMA DE TRIAGEM NEO NATAL