Setor Terapêutico

Atendimento Multidisciplinar

O programa é desenvolvido no terceiro andar de nossa sede e conta com o Serviço Social, para agendamento e organização dos atendimentos, nas áreas de: Psicomotricidade, Estimulação Sensorial, Fonoaudiologia, Psicologia, Estimulação Precoce, Psicopedagogia, Fisioterapia, Pediatria, Nutrição, Terapia Multidisciplinar, Terapia Ocupacional e Cinoterapia.

Neste setor funciona o CAEPD CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Á PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, que atende crianças de 0 a 14 anos com deficiência intelectual e múltipla. Suas atividades são distribuídas através das ações de Estimulação Precoce e Terapia Multidisciplinar, envolvendo as seguintes áreas de atendimento e seus respectivos profissionais: Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Psicopedagogia e Assistência Social.

O trabalho de Estimulação Precoce, por exemplo, abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças. Pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência. Tem por objetivo desenvolver: aceitação e adaptação, base para o desenvolvimento neuromotor, interação social e estimulação e adequação ao desenvolvimento motor.

Na Terapia Multidisciplinar, as terapeutas planejam atividades em conjunto, a serem aplicadas às crianças, sendo observados os seguintes aspectos: desenvolver a autonomia, estimular a interação social, atingir o desenvolvimento motor adequado para a idade e desenvolver as habilidades cognitivas. Cabe ressaltar que o trabalho em grupo traz benefícios tanto para as crianças quanto para as terapeutas, porque possibilita: troca de informações e conhecimentos entre as profissionais atuantes, facilita estudos de casos clínicos, propicia trocas de estímulos e autoajuda entre as crianças, desenvolve vínculo afetivo entre as crianças e com as terapeutas. Porém, crianças avaliadas como graves, dentro de seus quadros diagnósticos, são atendidas individualmente, pela terapeuta cuja especialidade for priorizada.