Teste do Pezinho

Diagnóstico de Doenças nos Primeiros Anos de Vida

Gratuito e obrigatório, o Teste do Pezinho faz parte do PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL, realizado na APAE RIO, em parceria com o Centro de Diagnóstico Alelo, que ocupa parte do térreo e o quinto andar de nossa sede.

É um exame de sangue importantíssimo, que serve para determinar se a criança nasceu saudável, detectando algumas doenças congênitas, de origem genética, metabólicas, hormonais ou infecciosas, visto que elas são assintomáticas no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar à deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança.

Tratadas a tempo, a chance de que as doenças não levem a sequelas é muito grande, melhorando assim, a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.
Os pacientes diagnosticados são atendidos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar no Ambulatório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN). São realizados os seguintes exames, para diagnóstico: PKU; TSH ou T4; IRT(FIBROSE CÍSTICA); Hemoglobina S; 17 OH Progesterona (Hiperplasia Supra Renal); Deficiência Biotinidase.